Seja bem-vindo ao Congresso da SBCBM!
Congresso confirmado de 11 a 13 de novembro de 2021.
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Veja a ProgramaçãoTrabalhos Científicos
- ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
- INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
- INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS
- INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE VÍDEOS
- INSTRUÇÕES AOS TRABALHOS APROVADOS
- NORMAS PARA SUBMISSÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO
- CERTIFICADOS
DATAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Data limite para recebimento de resumos: 15/08/2021
Divulgação do resultado da avaliação: 30/09/2021
Submissão dos pôsteres eletrônicos (após aprovação): 22/10/2021
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
- Podem inscrever trabalhos os profissionais médicos e/ou das especialidades associadas.
- Para submeter os trabalhos é necessário que o autor que submete o trabalho esteja inscrito no evento. O pagamento da inscrição deve ser realizado até o evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;
- Cada trabalho poderá ter no máximo 7 autores (incluindo o autor principal);
- Serão aceitos até 3 (três) trabalhos por inscrição;
- Os trabalhos podem ser submetidos em um dos seguintes idiomas: português, espanhol ou inglês;
- O envio dos resumos deverá ser feito exclusivamente pelo site do evento;
- O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos na ficha de cadastro. Todas as comunicações referentes aos trabalhos científicos serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
- Faça a inscrição no site. É necessário efetuar o pagamento até o evento.
- Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição;
- Clique no menu "Meus Trabalhos";
- Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos e preencha todos os campos do formulário online;
- Alterações em resumos submetidos serão aceitos até o prazo para submissões;
- Os resumos poderão ser enviados em umas das modalidades a seguir:
- Pôster eletrônico;
- Oral;
- Vídeo Livre;
- Jovem Pesquisador
- A comissão avaliadora se reserva o direito à mudança da modalidade escolhida pelo autor (de oral para pôster, por exemplo), se assim ela julgar adequada, e o trabalho atingir a nota mínima necessária para a nova modalidade;
- Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o autor que submeteu o trabalho, confirmando as informações cadastradas. Caso as informações não estejam corretas, o autor deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes;
- Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato por e-mail (trabalhos@congressobariatrica.com.br) informando o problema ocorrido;
- Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar";
- Para novos acessos à área restrita, basta informar LOGIN e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página;
- Trabalhos cujo objetivo seja apresentar uma nova técnica cirúrgica ou técnica consagrada com novas indicações, devem, obrigatoriamente, ser enviados com a respectiva aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) local. A não apresentação desse documento implicará na recusa do trabalho;
- A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
CATEGORIA JOVEM PESQUISADOR: Podem submeter resumos nesta categoria estudantes de graduação de todas as profissões associadas à SBCBM. O autor principal e o apresentador precisam ser obrigatoriamente estudantes de graduação (podendo haver profissionais formados como co-autores). As apresentações dos trabalhos aprovados desta categoria ocorrerão em sessão especial durante o congresso.
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS
O autor deverá elaborar o resumo com as seguintes especificações:
- O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços;
- Os campos título, palavras-chave, autores e instituição a que pertencem são campos separados no formulário eletrônico;
- O resumo deve ser objetivo e conciso, organizado nos seguintes itens:
- Objetivo do Trabalho;
- Métodos;
- Resultados;
- Conclusões.
- O resumo não poderá conter informações sobre os autores ou instituição a que pertencem;
- Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela;
- Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados;
- O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao temário escolhido;
Temário a ser escolhido:
» Cirurgia Bariátrica e Metabólica
- Bypass gástrico
- Cirurgia Revisional
- Complicações
- Gastrectomia vertical
- Outros
» COESAS
- Saúde Alimentar - Fonoaudiologia
- Saúde Alimentar - Nutrição
- Saúde Física - Educação Física
- Saúde Física – Fisioterapia
- Saúde Física – Enfermagem
- Saúde Mental - Psicologia
- Saúde Mental - Psiquiatria
- Saúde Médica - Endocrinologia, nutrologista, e outras especialidades médicas
- Outros
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE VÍDEOS
A. Formatação
Para forma de apresentação Vídeo, deve ser selecionada a modalidade e feita a submissão de um resumo (texto) do mesmo. O vídeo deverá ser anexado / enviado para o YOUTUBE e, após este envio, copiar (CTRL C) o link do campo “Incorporar” e colar (CTRL V) no campo disponível em sua área restrita.
O vídeo deve ser formatado em qualquer um dos três formatos a seguir: MPEG2, MPEG4 (.mpg), Windows Média 9 (.wmv); ou Quick Time (.mov). A forma (.avi) não será aceita.
IMPORTANTE: O vídeo não deve ter mais que 7 minutos. Os vídeos com mais de 7 minutos serão rejeitados.
Atenção:
*O vídeo deve ter o tamanho de 480px de largura.
*Deverá conter apenas as informações do caso, não serão permitidas informações que identifiquem os pacientes, médicos ou quaisquer informações que possam identificar o local dos vídeos ou os pacientes.
* Pode ter áudio próprio.
B. Instruções para inserir vídeo no youtube
Passo 1: Acesse o YouTube: http://www.youtube.com
Passo 2: Crie uma conta. Se você já tiver uma, siga para o próximo passo.
Passo 3: Faça login na sua conta.
Passo 4: Clique no botão "Enviar" (Upload) no topo da página. Ele fica perto da barra de busca, próximo ao botão "Pesquisar" (Browse).
Passo 5: Escolha um arquivo de vídeo. Clique em "Pesquisar" (Browse) para procurar o arquivo no seu computador. O YouTube aceita os seguintes formatos de vídeo:
•.3GP (Celulares)
•.MOV (Mac)
•.MP4 (iPod/PSP)
•.MPEG ou .MPG (Motion Picture Experts Group)
•.FLV (Adobe Flash)
•.SWF (Shockwave Flash)
•.M4V (h.264)
•.WMV (Windows Media Video)
•.WEBM (HTML5)
Passo 6: Clique no botão "Enviar Vídeo" (Upload Video).
Passo 7: Insira os detalhes. A informação necessária inclui o título do vídeo, a descrição do vídeo, a categoria a qual o vídeo pertence e as suas tags.
Passo 8: Escolha as suas Configurações de Privacidade. Selecione a opção de "não listados" (Vídeos não listados não aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, mas podem ser vistos por aqueles que têm o link. Portanto não divulgue o link a qualquer pessoa.)
Passo 9: Nas Configurações Avançadas, você pode habilitar ou desabilitar os comentários e as respostas a vídeos.
Passo 10: Clique no botão Salvar. Todas as informações que você inseriu serão salvas quando o seu vídeo terminar de carregar. Quando a barra preencher totalmente, você terá terminado de enviar o seu vídeo para o YouTube.
C. Instruções para inserir o vídeo no seu trabalho
Passo 1: Acesse o YouTube e procure pelo seu vídeo. Em seguida clique para assisti-lo.
Passo 2: Abaixo do vídeo, clique na opção "Compartilhar".
Passo 3: Em seguida clique na opção "Incorporar".
Passo 4: Clique em "Mostrar Mais".
Passo 5: Nas caixas que solicitam o tamanho do vídeo, informe o tamanho indicado: 480
Passo 6: Na caixa de texto acima do vídeo visualizado, copie a informação gerada. Ex.:Passo 7: Cole esta informação na caixa disponível para a submissão do vídeo, em sua área restrita.
INSTRUÇÕES AOS TRABALHOS APROVADOS
Haverá um ponto de atendimento junto à área de trabalhos para consultas e informações.
Na submissão do trabalho tem um campo onde incluir o nome do apresentador. Esse deve, obrigatoriamente, estar presente no momento da apresentação. Os demais podem comparecer respeitando o espaço de distanciamento social exigido.
Se nenhum apresentador estiver presente na data, horário e local estabelecidos o trabalho é desconsiderado, sem direito a certificado.
A. Modalidade Oral e Jovem Pesquisador
Serão apresentados em 7 minutos seguidos de 3 minutos para responder possíveis perguntas, em dia e horário previamente estipulados no programa científico do congresso. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.
O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 hora ao mídia desk para salvar a apresentação no sistema.
Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor principal e previamente estipulados no programa científico do congresso.
B. Modalidade Vídeo
Serão apresentados em 7 minutos (vídeo e explicações) seguidos de 3 minutos para responder possíveis perguntas, em dia e horário previamente estipulados no programa científico do congresso. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.
O apresentador deve preparar sua apresentação e comparecer com antecedência de 1 hora ao mídia desk para salvar a apresentação no sistema.
Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor principal e previamente estipulados no programa científico do congresso.
C. Modalidade Pôster Eletrônico
Não é necessário a impressão do banner – os trabalhos ficarão expostos em totens digitais durante todo o congresso.
O número do painel estará disponível em sua área restrita no campo “Apresentação”. Este número representará o totem onde será apresentado seu trabalho.
Pôsteres aprovados serão apresentados em 5 minutos incluindo tempo para responder possíveis perguntas, em dia e horário previamente estipulados no programa científico do congresso. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado
NORMAS PARA SUBMISSÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO
LEIA COM ATENÇÃO!
Realizar uma apresentação em Power Point, com apenas um único slide.
- Configuração da página: design - configurar página - slide dimensionado para apresentação - tela personalizada com 38 cm largura X 51 cm altura - orientação retrato - Garantir o ajuste.
- Para salvar: Arquivo - salvar como - outros formatos - "formato JPG".
- Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes, podem ser incluídas figuras e gráficos. Sugestão de tamanho de fonte é no mínimo tamanho 18.
- É imprescindível que o arquivo seja criado no Microsoft Power Point (sistema Windows).
- O trabalho deve ter somente um slide que precisa ser em formato retrato, e o arquivo deverá conter no máximo 2MB.
- Não há exigência quanto ao número de caracteres, cor ou fonte. Podem ser incluídas figuras e gráficos a critério do autor.
- O título deverá ser o mesmo do resumo enviado. Usar letras maiúsculas. Centralizar no topo o título, os nomes e qualificações dos autores e instituição onde o trabalho foi realizado;
- Utilizar fonte de fácil leitura (tipo Arial, Times New Roman ou similar);
- Utilizar um fundo de cor neutra para que a visualização do texto fique clara;
- Não é aconselhável utilizar fonte com o corpo menor que 18;
Como enviar o arquivo pelo site do congresso:
Para enviar o Pôster Eletrônico acesse o menu "Meus Trabalhos", em sua área restrita, e clique ao lado do título do trabalho no link: [inserir pôster].
Após o envio, constará o link “[alterar pôster]”. É possível, caso necessário, fazer alteração até o prazo final.
Prazo de envio do pôster eletrônico: 22/10/2021.
- A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou co-autor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
- Em caso de dúvida, contate trabalhos@congressobariatrica.com.br
PUBLICAÇÃO
Todos os trabalhos aprovados e devidamente apresentados serão publicados no site do Congresso posteriormente ao congresso.
CERTIFICADOS
- Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Cabe a este repassar o certificado aos demais autores do trabalho;
- Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
- Os certificados serão disponibilizados somente na forma online, apenas os trabalhos premiados recebem certificado impresso;
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
PREMIAÇÃO
Serão premiados os melhores três trabalhos de cada modalidade (pôster eletrônico, apresentação oral, vídeo e jovem pesquisador)
Categorias Oral, vídeo e pôster eletrônico:
1º lugar: certificado especial + inscrição para o congresso brasileiro 2022 para o autor principal + porta agulhas
2º lugar: certificado especial + inscrição para o congresso brasileiro 2022
3º lugar: certificado especial + inscrição para o congresso brasileiro 2022
Categoria Jovem Pesquisador
1º lugar: certificado especial + porta agulhas
2º lugar: certificado especial
3º lugar: certificado especial
IMPORTANTE:
Após o término de todas as sessões de apresentação, os três vencedores (primeiro a terceiro lugar) de cada categoria serão informados sobre a escolha. Os autores desses trabalhos receberão prêmio durante a cerimônia de encerramento. Os trabalhos não serão apresentados novamente. Um autor do trabalho deve estar presente para receber o prêmio.
Local do Evento
Expo Transamérica
Com 100 mil m² de área – sendo 40 mil m² de locação totalmente climatizado.
São sete halls independentes, integrados e no mesmo piso, além de 15 salas de reuniões localizadas no mezanino. O Transamerica também dispõe de restaurantes, cafeterias, loja de conveniência e estacionamento.
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo - SP - 04757-020
Realização
Agência de Viagens
sbcbm@mascarotour.com.br
+55 71 3375-0944 / 11 2175-0922
Plantão 24h e Whatsapp: 11 97272-6699